Pages

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Aproveite 110% de seu treino!

Não se engane: seu corpo pode até dizer que não dá, mas ainda tem energia



O que se rende antes, o corpo ou a cabeça? Muito freqüentemente sua cabeça é que joga a toalha enquanto seu corpo ainda tem gás sobrando. Os cientistas já provaram isso. Pesquisadores sul-africanos têm pesquisado de onde vem a ordem de parar. Descobriram que tem a ver com alguns receptores no cérebro, chamados Interleucina-6. "Nosso cérebro aciona o mecanismo da dor antes mesmo de nosso combustível ter acabado", diz Timothy Noakes, professor de ciência do esporte da Universidade da Cidade do Cabo. Mas dá para enganar o cérebro e o corpo e fazê-los render mais. Aqui as dicas dos especialistas.

ABDOMINAL

Não perca o foco


Por que você pára - Porque se exercita sem concentração. "Prefiro ver alguém fazendo 12 repetições bem-feitas do que 30 realizadas de qualquer maneira", diz Ricardo Souza, responsável técnico da academia Bio Ritmo (Shopping Continental), de São Paulo. Os músculos de seu abdome, como qualquer outro, vão se desenvolver em resposta à intensidade da atividade muscular, não ao aumento do número de repetições.

Faça bem feito - Este é o segredo de um abdominal campeão: concentre-se em elevar seus ombros do chão, não em forçar sua cabeça para cima com a ajuda dos braços. Sustente o tronco e volte à posição inicial devagar. Mantenha o abdome contraído durante todo o exercício. O seu cérebro tenta nocauteá-lo porque entende que você está indo longe demais e vai se machucar. Concentre-se no exercício, no momento, ou você vai parar antes do que realmente poderia.

NATAÇÃO

Mais uma virada


Por que você afunda - A sensação de queimação em seus músculos tem a ver com o acúmulo de ácido lático. Você atinge um ponto chamado limiar do lactato, quando seu corpo não consegue liberar essa substância rápido o suficiente para continuar se sentindo bem. Então, sente necessidade de desacelerar. Qualquer intervalo no treino pode deixar aumentar esse limiar, mas há outro truque para melhorar o desempenho.

Nade mais longe - "Você produzirá menos ácido lático em seus músculos se estiver relaxado", diz Joel Kirsch, fisiologista esportivo e diretor do Instituto Americano de Esporte. Remover a tensão de seus músculos permite que seus membros se estendam e seus movimentos se alonguem, diz Kirsch. "Perceba se os seus braços estão se movendo livremente ou se você está fazendo força." Se estiver se esforçando, se concentre em relaxar os músculos. Tensione e relaxe seus músculos até ter controle disso. "Você vai pegar o jeito rapidamente", diz Kirsch.

CORRIDA

Mais um quilômetro


Por que você pára - Você começa a ficar com os níveis de glicogênio baixos, o principal combustível para os seus músculos. Mas não o único. Qualquer tipo de gordura em seu corpo pode ser usada. O seu cérebro sabe disso, mas não deixa você saber.

Não perca o ritmo - Tente esse truque ensinado por Lara de Marchi, responsável técnica da assessoria esportiva Fitotraining, de São Paulo. Fique de olho em algum corredor que esteja à sua frente e que tenha um bom ritmo. À medida do possível, cole nele. "Imagine que ele tem um ímã", ensina Lara, "que está puxando você em direção a ele". (Ou a ela. Imaginar a Camila Pitanga, corredora de carteirinha, na sua frente funciona que é uma maravilha!) Inclua percursos longos em seu treinamento, mesmo que participe apenas de provas mais curtas. "Corridas longas ensinam o corpo a correr com mais eficiência e a usar os estoques de energia só quando necessário", diz Lara.

CICLISMO

Pedale mais rápido


Por que você diminui a velocidade - Você está ficando sem combustível e toda a energia armazenada em seus músculos está comprometida.

Acelere - Desmonte da bicicleta e faça um trabalho de resistência e de força para ajudar seus músculos a armazenar mais energia, então você conseguirá pedalar mais e por mais tempo. Marcelo Hendel, diretor técnico da VM3 Assessoria Esportiva, de Campinas (SP), e treinador especializado em ciclismo e mountain bike, indica treinos compostos de três a quatro séries de 20 a 30 repetições com até 60% da carga máxima suportada em uma repetição. Faça os seguintes exercícios: leg press, cadeira flexora, cadeira extensora e extensão de panturrilha sentado e em pé.


Fonte:Mh

0 comentários:

Postar um comentário